Alunos da rede estadual recebem computadores pelo desempenho em 2011

13/11/2012 16:04

Até o próximo dia 14, 6.139 alunos da rede estadual vão receber computadores, do tipo notebook. A premiação é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), destinada aos estudantes com melhor desempenho acadêmico, de acordo com dados do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece) 2011. O investimento é de R$ 9,8 milhões, provenientes do Tesouro Estadual.

As solenidades de entrega dos equipamentos acontecem de acordo com o calendário programado por cada uma das 20 Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Crede) e Superintendência Estadual de Educação Profissional (Sefor).

Os resultados têm como referência o Spaece 2011 que identificou os que estão no nível adequado de conhecimento em Língua Portuguesa e Matemática, segundo a escala de avaliação que vai de 0 a 500 pontos. Recebe a premiação quem obteve pontuação mínima de 325 na primeira disciplina e 350 na segunda. A premiação tem o intuito de potencializar a melhoria da qualidade da educação dos jovens cearenses que estudam nas escolas públicas estaduais. É destinada a alunos do Ensino Médio e foi instituída pela Lei 14.483, de 2009.

A Coordenadoria de Desenvolvimento da Escola e da Aprendizagem (Codea), da Seduc, destaca o crescimento do número de agraciados e a melhoria do desempenho dos estudantes. Em 2008, primeiro ano da premiação, 813 alunos de todo Estado receberam computadores, enquanto no ano seguinte, 3.033 estudantes foram premiados. "Com essa premiação, percebemos maior entuasiasmo, motivação e dedicação dos alunos pelo seu processo de  aprendizagem"- frisa Marisa Botão, coordenadora de Gestão Escolar da Codea.

 

SPAECE

O Spaece tem por objetivo fornecer subsídios para for mulação, reformulação e monitoramento das políticas educacionais, além de possibilitar aos professores, dirigentes escolares e gestores um quadro da situação da Educação Básica da rede pública de ensino. Por considerar a avaliação um instrumento eficaz de gestão, o atual governo, por meio da Seduc, ampliou, a partir de 2007, a abrangência do Spaece, instituindo a avaliação da alfabetização e expandindo a avaliação do Ensino Médio para as três séries de forma censitária. Desde então, passou a ter três focos: Avaliação da Alfabetização Spaece-Alfa (2º ano), Avaliação do Ensino Fundamental (5 e 9º anos) e Avaliação do Ensino Médio (1ª, 2º e 3ª séries).

 

12.11.2012

Assessoria de Comunicação da Seduc

imprensa@seduc.ce.gov.br

Disponível em: http://www.seduc.ce.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=5384:alunos-da-rede-estadual-recebem-computadores-pelo-desempenho-em-2011&catid=129:noticias-2012&Itemid=76

Voltar